quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O conceito de "amor líquido" em Bauman

Esta obra é uma investigação sobre o conceito de "amor líquido" usado por Zygmunt Bauman, especificamente em Amor Líquido - Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos, publicado pela primeira vez em 2003, na Inglaterra. Usando linguagem acessível, a autora facilita ao leitor comum a compreensão do sofisticado conceito criado pelo sociólogo polonês de vasta produção intelectual e cuja leitura se faz imprescindível para quem quer que deseje entender a modernidade e o homem moderno. De grande ajuda para estudantes universitários, "O conceito de 'Amor Líquido' em Bauman" vai além da obra em questão, esclarecendo pontos-chave do pensamento de Zygmunt Bauman. Para comprar ou para ler um excerto gratuitamente é só acessar o link: O conceito de "amor líquido" em Bauman Boa leitura! :)

   

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Eu fico com a noite - um romance de Ana Lucia Sorrentino


"Não me esqueço da reação de Guida ao se perceber correndo perigo. Ela enfiava o focinho por baixo do braço da minha mãe, tentando se esconder, ou apenas tentando não ver o que estava por lhe acontecer, apavorada. Arriscava uma olhadela, certificava-se de que ainda corria perigo e tentava se esconder de novo, tremendo. Minha mãe a entregou ao meu irmão com uma expressão de profunda dor no rosto. Guida sequer miava, tão assustada estava. Olhamos o carro se afastando e, quando o perdemos de vista, entramos, inconsoláveis. Não nos queixamos. Minha mãe não falou uma palavra. Não ouvi um comentário sequer sobre o que acontecera com Guida. Não sei onde meu irmão a largou, nem se sofreu ao fazer isso. Não sei se minha mãe ficou ressentida com ele. Às vezes penso nas tantas coisas sobre as quais precisávamos desesperadamente falar, mas não falávamos, e sinto que algo nos foi roubado. [...]
Sei que, tão menina ainda, sem qualquer orientação, abstraía de tudo o que vivia um sentido. Hoje, me recordando desse dia em que Guida se foi, percebo claramente ter sido esse o exato momento em que comecei a questionar seriamente o sistema em que vivíamos, mesmo sem saber nada sobre política, economia, ditadura ou capitalismo. Na minha cabeça de menina, não era possível que um ser vivente pudesse ter sido jogado fora por conta de um pouco de matéria-prima estragada. Eu não sabia que isso acontecia todos os dias, e não podia sequer passar pela minha cabeça que não acontecesse apenas com bichinhos, mas também com gente." 


"Eu fico com a noite" é um romance que se constrói através dos relatos e reflexões de uma mulher madura sobre suas experiências com o mundo masculino e com o machismo. A história se inicia em sua infância, entre a família conservadora, prossegue mostrando sua vida adulta, constituindo a própria família e criando filhos homens e termina com as conclusões sobre as dificuldades que uma mulher enfrenta ao longo de toda a vida em um mundo em que os homens ainda ditam as regras.


Para ler um excerto ou para comprar, é só acessar o link: 
Eu fico com a noite - romance

Boa leitura! :)